sexta-feira, março 31, 2006

Grande defesa


Este é o Flávio Nóbrega apanhado numa excelente intervenção, na defesa das suas redes, durante o torneio interno de futebol, que decorreu no último dia de aulas do 2º período. Esta actividade foi organizada Turma C do 9º Ano, e dela daremos conta na próxima edição em papel do "na Onda".

Egg - Hunting


Na tarde do dia 28 de Março, os alunos do 2º Ciclo da nossa escola, organizados em equipas, andaram à caça... quer dizer... realizaram um peddy-paper com o tema da páscoa, promovido pelo Atelier de Inglês. Os troféus para os vencedores foram coelhinhos... de chocolate.

O Atelier de Inglês

terça-feira, março 28, 2006

“São Pedras que jogam, mas também têm História...”


A Professora Maria dos Anjos, aproveitando as Pedras que Jogam, sugeriu ao "na Onda" o seguinte desafio:

Observa os painéis da exposição e descobre o nome do monumento, a que se refere cada uma das seguintes afirmações e onde se localiza.

1- Está situado numa grande cidade e foi construído no reinado de D. Dinis.
2- É um edifício romano, datado do século I d.C.
3- É um belo exemplar da nossa arquitectura gótica.
4- Há um monumento que é uma jóia da arquitectura civil portuguesa. Data do século XIII e é do estilo românico.
5- É um templo renascentista (século XVI).

As respostas devem ser dadas, utilizando o espaço para os comentários deste "post", onde deve ser identificado o autor da resposta (nome, ano, turma e número).

segunda-feira, março 27, 2006

Eu só compro metade, mas...


... vocês têm obrigação de comprar um jornal inteiro! Até porque preciso ler a outra metade...
Vou até ao meu escritório, estudar uma possível aquisição da vossa Onda... P´ra ver se consigo ler o jornal de borla...

"na Onda" nº 12 - Já está à venda

Esta é a página 3 do nosso "na Onda", que já se encontra à venda...

9º D inaugura Pedras que Jogam



Os alunos da turma D do 9º ano inauguraram a exposição Pedras que Jogam. Apesar de, no início, se ter instalado alguma confusão quanto às regras dos jogos, lá acabaram por tirar partido destes tabuleiros pouco comuns. Alguns destes alunos optaram mesmo por criar as suas próprias regras, para alguns dos jogos.

Pedras que Jogam - E.B. 2,3 de Ribamar

Está patente, desde dia 27 de Março de 2006, no átrio principal da Ecola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Ribamar, a exposição itenerante "Pedras que Jogam", do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Esta iniciativa está a ser dinamizada pelo Departamento de Matemática/Núcleo de Estágio da Escola. Uma ligação entre a Matemática e a História que pode ser visitada até ao dia 31 de Março de 2006.


sexta-feira, março 24, 2006

Exposição - Igreja do Castelo - Lourinhã


Alunos do Clube de História Local realizaram, durante o 2º período, uma exposição subordinada ao tema IGREJA DO CASTELO, resultante de um trabalho de pesquisa por eles efectuado. Um apanhado desta exposição, com fotos e textos pode ver-se em historialourinhã.blogspot.com

Reflexão e debate - Alunos com Necessidades Educativas Especiais

Dificuldades
Aprendizagem/Comportamento
(Alunos com Necessidades Educativas Especiais)

19 de Abril de 2006
Auditório da A.M.A.L. - Associação Musical e Artística Lourinhanense

PROJECTO "PREPARAR O FUTURO"

PORTARIA Nº 1102/97
As dificuldades de aprendizagem e/ou de comportamento são uma problemática actual nas nossas Escolas. A discussão e reflexão sobre estas dificuldades envolve um esforço conjunto entre todos os intervenientes responsáveis pelos alunos, nomeadamente, professores, família e técnicos de diferentes áreas. Neste sentido, o Projecto "Preparar o Futuro" e a UEL organizaram um espaço de reflexão e debate cujos objectivos se prendem com a necessidade de promover um conhecimento mais aprofundado sobre esta temática e desenvolver competências de intervenção no contexto escolar e familiar.
Dirigido a: Pais, Professores, Educadores e Outros Técnicos

PROGRAMA
09.00 - Recepção e entrega de documentação
09.15 - Abertura
09.30 – Diálogo/Comunicação na sala de aula
Drª Eliana Baptista (Formadora da UEL)
11.00 - Intervalo para café
11.15 - Perfis de Autoridade e Disciplina na sala de aula
Drª Carolina Perdigão (Formadora da UEL)
12.30 - Almoço
14.00 - Problemas de Comportamento e de Aprendizagem em contexto da sala de aula
Prof. Doutor João Lopes (Departamento de Psicologia - Universidade do Minho)
16.00 - Debate Final / Encerramento
Sessão restrita aos técnicos e professores que acompanham os Alunos integrados no Projecto "Preparar o Futuro" :
16.30 - Promoção de Competências Pessoais e Sociais
Drª Celeste Simões (Departamento de Educação Especial e Reabilitação - Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa)

INSCRIÇÕES (Selecção por ordem de entrada)
Inscrição obrigatória com o pagamento de 5 Euros:
UEL até 31 de Março ou nos dias 11 e 17 de Abril; ADAPECIL até 12 de Abril; Agrupamentos até 06 de Abril.

Organização: Projecto "Preparar o Futuro"

ADAPECIL - Rua Rainha D. Leonor - Lote 17
­Urbanização da Cegonha ­
2530 - 178 Lourinhã
Telefone: 261423087; Fax: 261419054

U.E.L - Centro de Formação da União de Escolas da Lourinhã
Escola Básica dos 2° e 3° Ciclos Dr. Afonso Rodrigues Pereira
Av. de Angola
2530 - 114 Lourinhã
Telefone: 261419311; Fax: 261419312

FORMADORES:
Dra. Eliana Baptista - Formadora da UEL
Dra. Carolina Perdigão - Formadora da UEL
Prot. Doutor João lopes - Departamento de Psicologia - Universidade do Minho
Prof. Doutora Celeste Simões - Departamento de Educação Especial e Reabilitação - Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica Lisboa

Clubes - História Local

No dia 15 de Dezembro de 2005 realizou-se, no âmbito do clube de História Local, uma visita à Torre do Tombo que se localiza numa zona central de Lisboa - o Campo Grande. Na Torre do Tombo os alunos tomaram contacto com documentos nacionais muito antigos. O Arquivo Nacional, cuja origem remonta ao século XIV, tem este nome devido ao facto de os principais documentos do rei, como o Livro do Tombo - onde estavam registadas as propriedades e direitos régios - se guardarem numa das torres do Castelo de S. Jorge. Com o Terramoto de 1755 a torre foi destruída e os documentos foram transferidos para o mosteiro de S. Bento, onde funciona a Assembleia da República. Em 1990, o arquivo foi instalado num edifício construído para o efeito na cidade universitária. O grupo foi de metro até à Baixa Chiado, visitando ainda um Centro Comercial onde algumas alunas encontraram o Pai Natal, tendo ficado muito entusiasmadas. Seguidamente visitaram a Baixa Pombalina - “vimos a fachada da estação do Rossio (arte romântica), passeámos pela praça do Rossio com os prédios todos iguais (construídos após o Terramoto) e subimos o elevador de Santa Justa”. O elevador de Santa Justa abriu em 1902, altura em que funcionava a vapor. Em 1907 começou a trabalhar a energia eléctrica, sendo actualmente o único elevador vertical em Lisboa a prestar um serviço público. O elevador sobe 45 metros dentro da torre e leva 45 pessoas em ca

da cabine (existem duas). O percurso terminou na Praça do Comércio - antigo Terreiro do Paço - onde se pode observar o belo arco da R. Augusta.

Alguns alunos do clube com a Professora Maria dos Anjos

Contador de Histórias



Contador de Histórias – 1º Ciclo

No mês de Janeiro, foi a vez dos alunos do 1º Ciclo da Escola Básica de Ribamar assistirem a uma sessão protagonizada pelo Contador de Histórias, actividade esta organizada pela equipa responsável pelo BE/CRE, tal como já acontecera no 1º Período.


A plateia, embora admitisse que não estava à espera de “uma coisa tão boa” e “tão divertida”, acabou por confessar que as histórias foram muito bem contadas, o que tornou a iniciativa muito estimulante.

Tânia,Vera, Adriana e Daniela (7ºB)

Da Terra ao Mar


A escola apresentou o projecto intitulado “Da Terra ao Mar” para o prémio fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” sobre o tema “Ciências da Terra da Vida/Biologia”.
Este projecto envolve o estudo do desenvolvimento dos diferentes ecossistemas das zonas húmidas em Ribamar. Trata-se de um projecto cuja ideia nasceu com a comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas – Dia 2 de Fevereiro e com a problemática, da excessiva exploração económica deste recurso natural na zona ribeirinha. Tendo em conta a política ambiental da escola pretendem-se, também, promover um desenvolvimento sustentado da região de Ribamar. Este projecto envolve por isso a divulgação de aspectos científicos e técnicos no âmbito das duas grandes áreas da ciência: Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas.
O projecto foi seleccionado pelo juri da referida fundação tendo Departamento de Ciências Físicas e Naturais recebido um cheque no valor de 500 euros que serão investidos em material para os laboratórios de Ciências.

quarta-feira, março 22, 2006

Pontos de Vista - do editorial da Edição 12 do "na Onda"

"O essencial, com efeito, na Educação, não é a Doutrina ensinada, mas o Despertar."
Ernest Renan


"Fio condutor de saberes e afectos, a instituição escolar ocupa um lugar privilegiado na sociedade e é a partir dela que se desenvolvem aptidões conducentes ao futuro desempenho social e profissional dos jovens. As diferenças inerentes a cada um, não devendo ser, no contexto escolar, um estigma, são, com grande benefício para toda a comunidade, factor de enriquecimento conjunto. "

Cris

Desporto Escolar - 1º Encontro de Desportos Gímnicos


No dia 19 de Janeiro, realizou-se nas Caldas da Rainha, sob organização da Escola Secundária Raul Proença, o 1º Encontro de Desportos Gímnicos, onde se pôde assistir a várias destrezas gímnicas nas áreas da Ginástica Artística, Trampolins e Ginástica Acrobática. A nossa escola participou nesta última, tendo arrebatado o 1º lugar, quer no escalão de Infantis, quer no de Iniciados.

CLASSIFICAÇÕES:


Par Feminino – 1º Lugar

Adriana Rotolo e Anastacia Ilnystka (4º ano)
Trio Feminino – 1º Lugar
Sofia Ramos e Adriana Fernandes (8º Ano) e Solange Costa (9º Ano)

Conto de Palmo e Meio - A Árvore Miquelina

A Árvore Miquelina
"Havia na floresta uma árvore chamada Miquelina que estava muito triste porque estava rodeada de lixo. Um dia apareceu um menino e ao ver a árvore triste por causa do lixo fez um cartaz e colocou-o ao pé da Miquelina. Os homens do camião do lixo limparam a floresta e lá cresceram muitas flores."
(Joana Caseiro - 1º Ciclo - Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Ribamar)

Leituras - O Corpo Humano

O Cláudio Pereira, da Escola Básica do 1º Ciclo de Ribamar, sugere que leias e aprendas mais com os livros da série:

Era Uma Vez o Corpo Humano

(Planeta-Agostini, 1991)

RESUMO: "O livro fala do sistema muscular, o funcionamento dos músculos e higiene do sistema muscular".

"na Onda" aconselha também os filmes desta série, que já se podem encontrar em formato DVD.

terça-feira, março 21, 2006

Para aguçar o apetite!...

Já viram o blogue do "na Onda"?



Então é assim tão difícil comentar?...

Depois não querem que o "chato" ande por aí...

Já foram ao blogue? Já foram ao blogue? Já foram ao blogue?...

Já não bastava o... Comprem o jornal! Comprem o jornal! Comprem o jornal!...

"na Onda" à venda a partir de 2ª feira... nos locais habituais.

na_onda

Ribamar - Desfile de Carnaval


No dia 24 de Fevereiro, da parte da manhã, alunos do Jardim de Infância, do 1º e do 2º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ribamar, participaram no habitual desfile de carnaval, pelas ruas desta vila. Participaram ainda neste desfile os pequeninos do Jardim de Infância do Centro Social e Cultural de Ribamar. A concentração para o desfile teve lugar na Escola Básica do 1º Ciclo de Ribamar. Entre outros deram corpo a este desfile os jovens reis do carnaval de Ribamar, o corpo de guardas de sua majestade, aves de capoeira, o famoso peixe Nemo e naturalmente algumas alegres “matrafonas”. Apesar de o dia ter amanhecido meio chuvoso, o sol resolveu participar na alegria e na paródia manifestada pelos nossos mascarados. O pequeno cortejo, a que assistiram algumas dezenas de pessoas, entre pais, familiares e transeuntes, teve o seu final na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Ribamar.

Desporto - Salto em altura


Salto em Altura - Pavilhão 18/01/2006

Dia 18 de Janeiro de 2006 decorreu uma prova de salto em altura que faz parte do Campeonato de desporto escolar na modalidade de Atletismo.
Participaram 88 alunos de diversos escalões, representado as escolas, Escola Básica 2,3 ciclos de Ribamar, Escola Básica 2,3 ciclos Josefa de Óbidos, Escola básica 2,3 ciclos Dr. João das Regras, Escola Secundária Raúl Proença, Escola Básica de São Martinho do Porto e o Colégio Dª Leonor.

Infantis Femininos: 1º Cristiana Trindade
Infantis Masculinos: 1º Filipe Alfaiate
Iniciados Femininos : 8º Sandra Isidro
Iniciados Masculinos: 1º Pedro Ramos
Juvenis Femininos: 1º Cátia Costa
Juvenis Masculinos:8º Sérgio Antunes
Juniores Femininos: 1º Ana Filipa Reis
Juniores Masculinos: 1º Diogo Fonseca

CLUBES - Dança




O clube da dança é dinamizado pela professora Sofia Marques. As alunas realizaram uma coreografia que apresentaram na Festa de Natal da Paróquia de Ribamar. O clube produziu ainda um DVD em parceria com o Clube da Fruta a fim de participarem no concurso "Frutas e Sabores".

segunda-feira, março 20, 2006

XXIV Olimpíadas Portuguesas de Matemática – 2º Eliminatória

A Sandra e o António com as professoras estagiárias Cláudia e Patrícia

XXIV Olimpíadas Portuguesas de Matemática – 2º Eliminatória

Escola de Ribamar recebe pela primeira vez alunos participantes na 2ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Matemática. Estiveram representadas as Escolas Básicas Dr. João das Regras e de Ribamar.

Realizou-se no passado dia 18 de Janeiro de 2006 a 2º eliminatória das XXIV Olimpíadas Portuguesas de Matemática, com a presença dos melhores alunos ao nível do concelho da Lourinhã.
A nossa Escola acolheu os alunos seleccionados da eliminatória anterior - Sandra Isidro (9º A) da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Ribamar e António Caxaria (9º C) da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. João das Regras – que decorreu a nível de Escola em Novembro último. Os alunos em causa tiveram, mais uma vez, que resolver um conjunto de problemas propostos pela Sociedade Portuguesa de Matemática – a entidade responsável pela organização deste evento – dispondo, como é habitual, apenas de papel e esferográfica, conhecimentos de matemática e sobretudo uma grande destreza intelectual.
Como já foi referido na edição 11 do “na Onda”, os melhores alunos desta eliminatória encontrar-se-ão no Porto, na Escola Secundária Alexandre Herculano para disputarem a Final Nacional de 30 de Março a 2 de Abril de 2006.

Ana Inácio, Cristiana Ferreira e Tânia Anunciação (8º B)

Escola ASSALTADA


Na madrugada de 24 para 25 de Fevereiro, sexta-feira para sábado, a nossa escola foi assaltada por indivíduos que cortaram o cadeado que trancava o portão da escola. (Alguns elementos da nossa Escola tomaram conhecimento do sucedido logo no dia a seguir, enquanto outros só ficaram a saber no dia 2 de Março quando regressaram às aulas.)Após terem conseguido entrar no edifício escolar, os assaltantes, não identificados, partiram um vidro que lhes deu acesso ao interior das instalações. Os estragos foram vários tendo sido destruídas portas, secretárias, entre muitos outros materiais que foram danificados. Houve ainda tempo para os indivíduos remexerem nas gavetas, nos armários e caixas existentes na escola. Na secretaria desarrumaram e danificaram alguns materiais. No Conselho Executivo danificaram a porta e desarrumaram o espaço. Na Papelaria e no PBX foi roubado algum dinheiro que aí se encontrava. No Gabinete Médico arrombaram o cacifo de medicamentos mas não levaram nada. No Bar comeram e beberam alguns alimentos que ali existiam.Na Escola a generalidade das opiniões considerou este acto de vandalismo porque além de roubarem material que fazia falta às aulas e ao apoio dos alunos, também destruíram e desarrumaram tudo.A escola de Ribamar apresentou queixa à GNR da Lourinhã, que encaminhou o sucedido para a polícia de investigação criminal.

Ana Inácio, Cristiana Ferreira, Tânia Anunciação (8ºB) e Patrícia Azevedo (9ºA) - em colaboração com o Jornal Alvorada

sábado, março 18, 2006

Ciência Divertida


No dia 13 de Fevereiro de 2006 fui à Ciência Divertida com a minha professora, os meus colegas e a turma da professora Fernanda Canôa. Nós partimos da escola eram 9:00h e chegámos às 10:30h.
Nós fomos no autocarro da Câmara Municipal.
Quando chegámos ao cinema, entrámos numa sala para fazermos experiências. A primeira, foi fazer pasta de dentes e a segunda foi fazer um vulcão explodir. Gostei muito de ir fazer experiências divertidas e até ganhámos coisas.


Texto: Rita Alexandra, Ilustração: Rafael Fonseca, 4º ano, EB1 Ribamar

Cientistas do Espaço

Um dia destes a Adriana chegou ao Jardim muito entusiasmada porque tinha visto na televisão uns desenhos animados sobre planetas e tinha adorado o Saturno! Aproveitámos a pista e fomos ver num Atlas como era esse planeta. Quem diria que a partir daqui o grupo seria atacado por uma espécie de "febre do ESPAÇO"? Pois é… desde então muito temos pesquisado sobre este assunto em livros, atlas, enciclopédias, vídeos, cd-roms e até na Internet para ver fotos de astros e algumas informações sobre eles. Até já andámos no site da NASA! Também fomos ao Centro de Recursos de Moledo onde a animadora Cristina Simões preparou uma sessão com simuladores do sistema solar. Ela ficou impressionada com os nossos conhecimentos sobre o assunto e até nos deu, no final, umas medalhas brilhantes (pareciam umas galáxias!) de cintistas do Espaço! As nossas máscaras para o desfile de Carnaval são… luas, terras, saturnos, meteoritos, sóis…enfim… reutilizámos caixas de papelão e também reciclámos papel de jornal para as fazer. Alguns meninos modelaram planetas e estrelas em pasta de madeira que depois de pintados foram para casa para serem pendurados nos seus quartos. As meninas apaixonaram-se por Saturno… por causa … dos anéis!!! Já os rapazes gostam mais de Marte com os seus vulcões e grandes crateras. A Adriana diz que quer vir a ser cientista do Espaço… mas todos já sabemos muito sobre este tema fascinante:A terra anda à volta do sol e a lua anda à volta da terra (Luana); E os outros planetas também andam à volta do sol.(Adriana); O sol é uma bola de fogo (Andreia); E se alguém tocar no sol morre (Luana); O Saturno é mesmo muito frio. Os anéis são feitos de poeiras gazes e até pode ser com bocados de gelo. Pensam que o Saturno é cheio de buracos e outras coisas???Não, não… é todo lisinho (Adriana); Saturno é feito de nuvens. Mercúrio é tão rijo que parece uma pedra dura. (Bernardo); É o mais rápido a andar à volta do sol (Rita F.); Saturno é frio como um congelador (Inês); É às cores (Rita F.); Marte é muito vermelho. Tem muitos vulcões e tem lama avermelhada e tem crateras e caíram lá muitos meteoritos. (Bernardo); Há árvores e casas (Andreia); Muito mar (Adriana); E animais! (Rita F.); A terra demora um ano a dar a volta ao sol. O sol fica parado. (José Maria); Demora um dia a dar uma volta como se fosse ballet (Adriana);...

Helena Martinho

Mais definições destes miúdos sobre o espaço na edição de papel do jornal "na Onda", a sair brevemente.

na_onda

Projecto Ciência-Viva



Foi aprovado o projecto Ciência Viva - Laboratório Aberto, apresentado pelo agrupamento.
Este projecto tem como objectivo a montagem de um laboratório de Ciências aberto a toda a comunidade educativa, onde se poderá jogar, explorar, reflectir e sobretudo EXPERIMENTAR. Este projecto foi da autoria da Professora Fátima Santos.

O desporto em grande




Aluno da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Ribamar apurado para representar CAE Oeste em prova nacional de corta-mato

Embora ainda não tenham sido divulgadas, até ao momento do fecho desta edição, as listas das classificações finais, podemos já avançar que o nosso aluno Pedro Ramos do 9º A (no podium em 1º lugar), será um dos representantes do CAE Oeste na final Nacional da prova de corta-mato, depois de um brilhante 5º lugar nos regionais da modalidade. A fase regional decorreu em Torres Vedras, no passado dia 7 de Março, em que a nossa escola se fez representar por 47 atletas. A prova nacional será realizada na Sertã, no próximo dia 18 de Maio.

Nevou na nossa terra

Eu nunca tinha visto nevar. Senti muita alegria. (Laura)
A minha mãe chamou-me para eu ir ver a neve. (Lénia)
Eu brinquei com os meus irmãos na neve (João Marcos)
Eu tirei muitas fotos para me recordar mais tarde (Daniel A.)
O meu carro fez ballet na neve. (Bruno)
Foi fixe ver a neve! (Hugo)
Mandámos neve e fizemos bonecos de neve. (Catarina)
Eu gostei muito de ver a neve a cair, foi a primeira vez na minha terra. (Diogo)
Eu fui buscar neve para brincar. Foi giro! (Daniel Valentim)
Eu vim para a rua brincar com a neve. (Ana Margarida)
Eu mandei bolas de neve ao meu cão (Márcio)


EB1 de Marquiteira - Alunos do 4º ano