sexta-feira, março 24, 2006

Clubes - História Local

No dia 15 de Dezembro de 2005 realizou-se, no âmbito do clube de História Local, uma visita à Torre do Tombo que se localiza numa zona central de Lisboa - o Campo Grande. Na Torre do Tombo os alunos tomaram contacto com documentos nacionais muito antigos. O Arquivo Nacional, cuja origem remonta ao século XIV, tem este nome devido ao facto de os principais documentos do rei, como o Livro do Tombo - onde estavam registadas as propriedades e direitos régios - se guardarem numa das torres do Castelo de S. Jorge. Com o Terramoto de 1755 a torre foi destruída e os documentos foram transferidos para o mosteiro de S. Bento, onde funciona a Assembleia da República. Em 1990, o arquivo foi instalado num edifício construído para o efeito na cidade universitária. O grupo foi de metro até à Baixa Chiado, visitando ainda um Centro Comercial onde algumas alunas encontraram o Pai Natal, tendo ficado muito entusiasmadas. Seguidamente visitaram a Baixa Pombalina - “vimos a fachada da estação do Rossio (arte romântica), passeámos pela praça do Rossio com os prédios todos iguais (construídos após o Terramoto) e subimos o elevador de Santa Justa”. O elevador de Santa Justa abriu em 1902, altura em que funcionava a vapor. Em 1907 começou a trabalhar a energia eléctrica, sendo actualmente o único elevador vertical em Lisboa a prestar um serviço público. O elevador sobe 45 metros dentro da torre e leva 45 pessoas em ca

da cabine (existem duas). O percurso terminou na Praça do Comércio - antigo Terreiro do Paço - onde se pode observar o belo arco da R. Augusta.

Alguns alunos do clube com a Professora Maria dos Anjos

2 Comentários:

At 27 de março de 2006 às 20:21, Anonymous Anónimo said...

Vejam como o Valter está tão concentrado no trabalho!Brevemente teremos oportunidade de apreciar os resultados. A Marisa e a Ana Patrícia estão a dar apoio moral!

 
At 29 de março de 2006 às 19:41, Anonymous Anónimo said...

As meninas ja tinham trabalhado muito e agora era a vez do menino... mas a stora maria dos Anjos tambem só esta a dar apoio, ou a dar nas orelhas ao Valter??!!

 

Enviar um comentário

<< Home