sábado, março 18, 2006

Cientistas do Espaço

Um dia destes a Adriana chegou ao Jardim muito entusiasmada porque tinha visto na televisão uns desenhos animados sobre planetas e tinha adorado o Saturno! Aproveitámos a pista e fomos ver num Atlas como era esse planeta. Quem diria que a partir daqui o grupo seria atacado por uma espécie de "febre do ESPAÇO"? Pois é… desde então muito temos pesquisado sobre este assunto em livros, atlas, enciclopédias, vídeos, cd-roms e até na Internet para ver fotos de astros e algumas informações sobre eles. Até já andámos no site da NASA! Também fomos ao Centro de Recursos de Moledo onde a animadora Cristina Simões preparou uma sessão com simuladores do sistema solar. Ela ficou impressionada com os nossos conhecimentos sobre o assunto e até nos deu, no final, umas medalhas brilhantes (pareciam umas galáxias!) de cintistas do Espaço! As nossas máscaras para o desfile de Carnaval são… luas, terras, saturnos, meteoritos, sóis…enfim… reutilizámos caixas de papelão e também reciclámos papel de jornal para as fazer. Alguns meninos modelaram planetas e estrelas em pasta de madeira que depois de pintados foram para casa para serem pendurados nos seus quartos. As meninas apaixonaram-se por Saturno… por causa … dos anéis!!! Já os rapazes gostam mais de Marte com os seus vulcões e grandes crateras. A Adriana diz que quer vir a ser cientista do Espaço… mas todos já sabemos muito sobre este tema fascinante:A terra anda à volta do sol e a lua anda à volta da terra (Luana); E os outros planetas também andam à volta do sol.(Adriana); O sol é uma bola de fogo (Andreia); E se alguém tocar no sol morre (Luana); O Saturno é mesmo muito frio. Os anéis são feitos de poeiras gazes e até pode ser com bocados de gelo. Pensam que o Saturno é cheio de buracos e outras coisas???Não, não… é todo lisinho (Adriana); Saturno é feito de nuvens. Mercúrio é tão rijo que parece uma pedra dura. (Bernardo); É o mais rápido a andar à volta do sol (Rita F.); Saturno é frio como um congelador (Inês); É às cores (Rita F.); Marte é muito vermelho. Tem muitos vulcões e tem lama avermelhada e tem crateras e caíram lá muitos meteoritos. (Bernardo); Há árvores e casas (Andreia); Muito mar (Adriana); E animais! (Rita F.); A terra demora um ano a dar a volta ao sol. O sol fica parado. (José Maria); Demora um dia a dar uma volta como se fosse ballet (Adriana);...

Helena Martinho

Mais definições destes miúdos sobre o espaço na edição de papel do jornal "na Onda", a sair brevemente.

na_onda

6 Comentários:

At 18 de março de 2006 às 18:39, Blogger mar said...

Parabéns na onda!!!!
Gostei
Continuem

 
At 19 de março de 2006 às 01:03, Blogger mada said...

Estas formas dos alunos falarem das "coisas" do espaço são uma delícia. E acho que é uma boa ideia esta de colectivamente irem fazendo crescer o apetite pelo jornal do vosso Agrupamento.
Estive a fazer uma experiência tentando enviar-vos uma foto que tirei em Constância (no Espaço Ciência Viva) de um modelo da Terra, Lua, e Sol em que nos sentamos na cadeira (na Terra) para percebermos como se passa os Eclipses do Sol e da Lua. A propósito sabem que vem aí no final de Março um eclipse parcial do Sol?
Como não funcionou vou publicar a foto no meu blogue (http://vaiserdesta.blogspot.com) e assim vocês podem ir lá ver.

 
At 22 de março de 2006 às 16:48, Blogger sandrocas said...

Esta uma delícia esta notícia...

 
At 23 de março de 2006 às 17:34, Anonymous Anónimo said...

Estes cientistas são o máximo. Pelo menos, proporcionaram gargalhadas bem agradáveis durante a preparação desta edição do "Na Onda".

 
At 26 de março de 2006 às 20:00, Blogger mada said...

Mais uma achega para estes cientistas do espaço.
No Verão fui visitar o Centro de Ciência Viva de Constância e tirei umas fotos. Eles têm lá miniatura do nosso Sistema Solar com modelos dos planetas em proporção (que palavra difícil). Podem ver estas fotos no endereço que aqui deixo

http://nonio.fc.ul.pt/actividades/argrupamento_ribamar/fotos_constancia.htm

Sabem onde fica Constância? Peçam à Helena (vossa educadora)para vos ajudar a procurar no mapa de Portugal. Fica junto ao rio Tejo e é muiot bonita.

 
At 28 de março de 2006 às 00:33, Blogger na_onda said...

Se a memória não me falha estes cientistas (são) foram aqueles biólogos que definiram de modo tão elegante o "nosso amigo" camaleão... É favor revisitar o número 11 do "na Onda".

 

Enviar um comentário

<< Home