sexta-feira, maio 05, 2006

Alunos do 1º Ciclo visitam Alcobaça

No dia 24 de Março de 2006, fomos a Alcobaça visitar a Frubaça e o Mosteiro de Alcobaça.

Partimos de Ribamar às 8 horas e 21 minutos, de autocarro até Torres Vedras, para apanhar o comboio. Quando chegámos a Torres Vedras fomos para a estação. As carruagens e as paredes estavam todas grafitadas. O comboio chegou às 9 horas e 5 minutos. Entrámos, e que sensação! Era a primeira vez que eu andava numa coisa dessas. A carruagem estava vazia, mas logo se encheu connosco. Sentámo-nos e aproveitámos para ver a paisagem através da janela. Só se viam vinhas. O comboio parava em todas as estações. Nós só saímos do comboio em Valado de Frades. Fomos para o autocarro lanchar e depois fomos direitinhos para a Frubaça. A Frubaça é uma fábrica de fazer sumos. Quando chegámos à Frubaça, vimos uma casa de madeira que estava a vender maçãs a 45 cêntimos o quilo. Fomos para a entrada da fábrica e apareceu lá uma senhora engenheira que nos ia explicar como se fazia o sumo. Vimos os processos todos pelos quais a fruta passa, até se tornar sumo. Depois fomos experimentar o sumo. Enquanto esperávamos pelos outros, jogámos ao Jogo do Lenço. Quando os outros vieram, fomos ao Mosteiro de Alcobaça. O Mosteiro era muito “fixe”, à entrada tinha uma igreja em forma de cruz, com o túmulo de D.Inês e de D.Pedro. Tinha uma cozinha gigante, uma sala onde estavam as estátuas dos reis, o Claustro (Jardim do Silêncio)...