quarta-feira, maio 17, 2006

Jogo do 24 - Apuramento das equipas participantes na Final Concelhia

Os alunos que vão representar a Escola Básica 2,3 de Ribamar, na Final (Concelhia) do Jogo do 24, a realizar no dia 17 de Maio, na Escola Básica 2,3 Dr. Afonso Rodrigues Pereira, são, para além de uma equipa do 3º Ciclo, a Inês Luz, o Tiago Silva e a Cláudia Vieira do 6º ano e ainda o Diogo Ferreira do 5º ano. Registe-se que o Jogo do 24 deixou de ser patrocinado e realizado a nível nacional. Por iniciativa do Departamento Curricular de Matemática da Escola Básica 2,3 de Ribamar em parceria com as Escolas Básicas 2,3 Dr. João das Regras e Dr. Afonso Rodrigues Pereira, este passou a realizar-se no concelho com a representação das três escolas que alternam anualmente a organização da chamada Final Concelhia.


Na foto: Aspecto da eliminatória realizada na EB 2,3 de Ribamar com vista ao apuramento dos representantes à Final Concelhia do Jogo do 24

“PRIVACIDADES” - A Natureza e a Arte da escultora Sofia Gonçalves vistas pelos alunos do Jardim de Infância do Vimeiro


Aquela foi uma tarde mágica. Íamos ao cine-teatro de Torres Vedras ver “a fada Oriana” mas como estávamos com tempo passámos à galeria dos Paços do Concelho pensando se lá estaria alguma exposição interessante. A sorte estava do nosso lado. A jovem artista Ana Sofia Gonçalves, natural de Lisboa e formada em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdades de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 2003, preparava a exposição “Privacidades”, a inaugurar no dia seguinte. Muito atenciosamente deixou-nos entrar no seu mundo imaginário e pudemos descobrir as suas obras, os materiais inesperados em que as constrói e algumas das razões que as originam… tudo isto num diálogo bem saboroso… na altura não registado. Materiais da natureza… musgo, terra, feno, ráfia, fio de algodão e de linho, pelo de cabra, lã de ovelha, ramos de árvores… davam forma a uma ideia central de ninho, lugar de abrigo, silêncio, segurança. .. e privacidade.

NA FOTO: ráfia e algodão

NOTA: Os testemunhos das crianças que visitaram a exposição, serão publicados na próxima edição em papel do "na Onda"

Rostos de Esperança - Jardim de Infância do Vimeiro

Na foto: Meninos do Vimeiro observando correspondência chegada de Timor.

No âmbito do Projecto de Cooperação e Solidariedade "Rostos deEsperança" que tem envolvido, nos últimos dois anos lectivos, os Jardins de Infância e Escolas do 1ºciclo do nosso Agrupamento e a Escola Primária de Leorema - província de Liquiça - em Timor, decidiu-se que este ano se enviaria material musical: Cassetes gravadas pelos nossos grupos de crianças (acompanhadas dos textos ilustrados das canções) e um leitor de CDs/Cassetes. Pretendendo reunir mais algum material musical, o Jardim de Infância doVimeiro tomou a iniciativa de contactar uma série de editoras discográficas e instituições que produzem ou apoiam a produção musical, pedindo a oferta de materiais para envio aos nossos correspondentes.

Helena Martinho - J.I.Vimeiro

Jornalistas do "na Onda" visitam redacção do Alvorada


Um grupo de alunas do Clube de Jornalismo da Escola Básica 2,3 de Ribamar visitaram, no passado dia 4 de Maio, a redacção do Jornal Regional Alvorada, na Lourinhã. Esta visita teve como principal objectivo conhecer de perto o funcionamento de um jornal - desde a recepção de anúncios até ao percurso de uma notícia - impressão e distribuição do mesmo.

quinta-feira, maio 11, 2006

Aula de Música - Aprender a fazer... Dançando


"na Onda" teve a felicidade de registar um dos muitos momentos que passam à margem de toda a comunidade. Um momento de aprendizagem. A prática de quem investe num esforço que não é conhecido nem reconhecido, muitas vezes pelos próprios elementos da comunidade, é aquela que acontece, na maior parte dos casos, numa qualquer sala de aula anónima. Neste caso, "na Onda" registou parte de uma Aula de Música, em que a Professora Ana Paula Pires conduzia, numa dança, os seus alunos ao som da peça musical Debak Kafrit (Israel). Em conversa com "na Onda", Ana Paula referiu a resistência inicial dos alunos "...eles não queriam, mas depois de experimentarem, não querem outra coisa". Relativamente aos resultados deste tipo de ensino/aprendizagem, "têm-se verificado resultados muito positivos ao nível do desenvolvimento do sentido rítmico, da memória auditiva, da coordenação motora e das relações interpessoais" referiu ainda a Professora de Música.

"na Onda"

segunda-feira, maio 08, 2006

Ângela Azevedo representa a EB 2,3 de Ribamar nos Campeonatos Regionais de Desportos Gímnicos


No passado dia 5 de Maio, a nossa aluna Ângela Azevedo representou a nossa escola (e bem!) nos Campeonatos Regionais de Desportos Gímnicos, em Mem Martins.

Apesar de não ter conseguido apuramento, acabou por ser convidada a participar nos Nacionais da mesma modalidade na qualidade de Juiz de Prova, a qual terá lugar nas Caldas da Rainha nos dias 19, 20 e 21 deste mês.

sexta-feira, maio 05, 2006

Trabalhos de alunos de Ribamar expostos na FCUL

Instrumentos de navegação e relógios de sol construídos pelos alunos da EB 2,3 de Ribamar, vão fazer parte de uma exposição patente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, de 17 de Maio a 28 de Junho deste ano. Esta exposição realiza-se no âmbito dos Clubes do Tempo e da Navegação de que a nossa escola faz parte. Para já aqui fica o convite...



O Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa convida V. Exa. para a inauguração, no próximo dia 17 de Maio de 2006, pelas 16h00, da Exposição

As escolas vêm ao DM com
instrumentos de navegação e relógios de sol

Uma mostra de exemplares de Instrumentos de Navegação e de Relógios de Sol realizados por alunos do Ensino Básico e Secundário no âmbito do Clube do Tempo e do Clube da Navegação, a ter lugar na FCUL, Campo Grande, Lisboa, até ao dia 28 de junho de 2006.
Zona A da Exposição: Galeria da Biblioteca Geral da Faculdade de Ciências, Edifício C4, Piso 3

Telefone: 21 7500042

http://mat.fc.ul.pt

e-mail: matematica@fc.ul.pt

Ribamar participa na 8ª edição da Feira do Livro


A oitava edição da Feira do Livro da Lourinhã começou no dia 3 de Maio, decorrendo até ao dia 6 do mesmo mês. O certame tem lugar entre as 09h30 às 18h00, na Praça José Máximo da Costa, contemplando, para além de uma forte componente expositiva - com diversos stands de venda de livros e com mais de 20 editoras representadas, um alargado calendário de animação.

No presente ano coube ao Departamento Curricular de História e Geografia da Escola Básica 2,3 de Ribamar organizar a representação do Agrupamento neste evento.

Organizada pela Câmara Municipal da Lourinhã, através da Divisão Sócio-Cultural/Sector de Cultura, a Feira do Livro da Lourinhã conta com a dinamização de diversas entidades escolares do concelho: Agrupamentos de Escolas e Jardins de Infância do Litoral da Lourinhã, da Lourinhã Interior e de Ribamar, Casa Escola Agrícola Rio Grande, Escola Secundária da Lourinhã, Escolas Básicas dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. João das Regras e Dr. Afonso Rodrigues Pereira, ADAPECIL e Organização Local de Educação e Formação de Adultos.

Colaboração "na Onda/Alvorada"

Alunos do 1º Ciclo visitam Alcobaça


No dia 24 de Março de 2006, fomos a Alcobaça visitar a Frubaça e o Mosteiro de Alcobaça.

Partimos de Ribamar às 8 horas e 21 minutos, de autocarro até Torres Vedras, para apanhar o comboio. Quando chegámos a Torres Vedras fomos para a estação. As carruagens e as paredes estavam todas grafitadas. O comboio chegou às 9 horas e 5 minutos. Entrámos, e que sensação! Era a primeira vez que eu andava numa coisa dessas. A carruagem estava vazia, mas logo se encheu connosco. Sentámo-nos e aproveitámos para ver a paisagem através da janela. Só se viam vinhas. O comboio parava em todas as estações. Nós só saímos do comboio em Valado de Frades. Fomos para o autocarro lanchar e depois fomos direitinhos para a Frubaça. A Frubaça é uma fábrica de fazer sumos. Quando chegámos à Frubaça, vimos uma casa de madeira que estava a vender maçãs a 45 cêntimos o quilo. Fomos para a entrada da fábrica e apareceu lá uma senhora engenheira que nos ia explicar como se fazia o sumo. Vimos os processos todos pelos quais a fruta passa, até se tornar sumo. Depois fomos experimentar o sumo. Enquanto esperávamos pelos outros, jogámos ao Jogo do Lenço. Quando os outros vieram, fomos ao Mosteiro de Alcobaça. O Mosteiro era muito “fixe”, à entrada tinha uma igreja em forma de cruz, com o túmulo de D.Inês e de D.Pedro. Tinha uma cozinha gigante, uma sala onde estavam as estátuas dos reis, o Claustro (Jardim do Silêncio)...
Adorámos o passeio!

Rafael Fonseca e Cláudio Pereira
4º ano - E.B. 1 de Ribamar