quinta-feira, abril 27, 2006

Visita de Estudo - Bolsa e Assembleia

No passado dia 29 de Março, os alunos do 9º ano fizeram uma visita de estudo a Lisboa, organizada pelas professoras de História e Geografia.

Durante a manhã estivemos na Bolsa de Valores, onde pudemos recolher algumas informações sobre como se pode vender e comprar acções no nosso país e também pudemos verificar os níveis de risco que as acções nos podem trazer. Mas, nem tudo é mau também há benefícios com este tipo de investimento. Todas estas informações foram-nos dadas pelo senhor António, um dos funcionários da Bolsa.
Depois seguimos para o Centro Comercial das Amoreiras, onde pudemos almoçar e fazer algumas comprinhas.
Pelas 14.30h seguimos em direcção à Assembleia da República, onde observámos a fachada da Entrada Principal e brincámos um bocadinho com os guardas de serviço, mas eles não levaram a mal.
Reparámos que existe um grande nível de policiamento e segurança em todas as partes da Assembleia, pois na entrada tivemos de retirar todos os nossos objectos pessoais, tais como, telemóvel, MP3, óculos escuros, entre outros objectos pessoais.
Subimos vários andares e esperámos no corredor das galerias até que o Presidente da Assembleia desse autorização para entrarmos. Foi a partir desse momento que estivemos, em silêncio absoluto, a ouvir o debate Parlamentar. Pudemos assistir às discussões entre o Primeiro-Ministro (era o dia do debate mensal do governo no Parlamento) e os deputados da oposição sobre alguns problemas do nosso País; discutiram sobre a Educação, a Agricultura, as Maternidades, etc. Nós, alunos, estávamos entusiasmados e respeitámos à risca as ordens dadas pelos guardas à entrada deste debate.
Quero agradecer aos alunos dos 9º anos por terem dado uma boa representação da nossa escola e às professoras que nos acompanharam e nos ajudaram a perceber melhor parte deste debate.
Assim concluímos esta visita de Estudo um pouco mais cultos e interessados pelas situações que se passam no nosso País.

Maura Fonseca, 9º B

segunda-feira, abril 24, 2006

Visita de Estudo em Dia Mundial da Água

No dia 22 de Março de 2006, a turma de 1º e 4º anos da E.B. 1 de Ribamar foi à E.T.A.R da Charneca, na foz do Rio Arelho.
–Afinal o que é uma E.T.A.R? Uma E.T.A.R é uma estação de tratamento de águas residuais (água suja dos esgotos).
Fomos convidados para participar nas comemorações do Dia Mundial da Água, porque participámos no concurso “A água e o ambiente ”, promovido pela Resioeste.
Saímos da escola, às 9:00 horas. Pelo caminho, vimos o castelo de Óbidos e a Barragem do Rio de São Domingos. Passámos pelos caminhos de ferro.
Quando chegámos à E.T.A.R., recebemos camisolas.
As nossas bandas desenhadas (do concurso) estavam lá expostas para todas as crianças verem.
Fizemos uma grande roda e jogámos com um dominó gigante –“Dominó do tratamento da água”. Foram distribuídas peças de dominó, uma para cada um, depois fomos colocando as peças conforme o caminho da água pelas estações de tratamento.
Ofereceram-nos o lanche e de seguida, vimos um teatro de fantoches. No final da visita, ofereceram-nos um saquinho com jogos, um livro e lápis.
Chegámos à escola às 13:00 horas.
Gostámos muito de ir à E.T.A.R. da Charneca.

1º e 4º anos - EB1 de Ribamar
Ilustração de Miguel Costa

sexta-feira, abril 21, 2006

Tuna Estudantil da E. B. 2,3 de Ribamar grava CD

Tuna Estudantil da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Ribamar lança CD em edição reduzida e experimental. Segundo palavras do professor Rui Chamusco o objectivo a médio prazo passa por fazer uma edição mais alargada.

A Tuna da Escola Básica de Ribamar existe desde o ano lectivo 1996/97 , tendo passado por altos e baixos ao longo de todo este período, devido à constante saída e entrada de novos elementos.
Desde o ano lectivo 2004 /2005 que esta actividade faz parte da Área de Projecto para o 3° ciclo, funcionando como um clube, e proporcionando assim a oportunidade de frequência e participação a todos os alunos interessados. Este Cd que agora apresentamos é a realização de um sonho que sempre nos seduziu. Gravado em Junho de 2005, contem algumas das músicas interpretadas pela Tuna em várias actuações e que esperamos sejam do vosso agrado.

Pedras que Jogam despedem-se com Pedras que Tocam.


Alunos da turma C do 9º ano, sob a orientação do Professor Rui Chamusco, foram os protagonistas do encerramento da Exposição "Pedras que Jogam" que esteve patente na Escola Básica 2,3 de Ribamar desde o dia 27 de Março. Tendo como pano de fundo as Pedras que Jogam este grupo de alunos efectuou uma pequena actuação musical em que os instrumentos foram... pedras. Pedras que tocam ou o "Litofone", é um instrumento original construído com... pedras. Na próxima edição de papel, "na Onda" conta publicar a história das "Pedras que Tocam".

quinta-feira, abril 20, 2006

Substância desconhecida provoca irritações respiratórias

Vários alunos, funcionários e professores viram-se afectados com sintomas desagradáveis de irritação das vias respiratórias. Pouco passava das 13 horas do dia 20 de Abril quando, na sua grande maioria, alunos que se dirigiam para as respectivas salas de aula foram acometidos com violentos ataques de irritabilidade nasal. Esta situação, não tendo gerado pânico, naturalmente afectou o normal decorrer de algumas aulas. Uma das funcionárias afectadas chegou mesmo a ver agravados problemas crónicos das vias respiratórias. Tanto quanto "na Onda" apurou, não se registaram casos graves que necessitassem de tratamento médico. Entretanto, elementos do Conselho Executivo conseguiram apurar que a origem do problema estaria, supostamente, numa substância espalhada através de aerosol, por alunos da Escola, num acto de uma brincadeira irreflectida e de muito mau gosto. Ao fecho desta notícia não estavam, ainda, identificados os presumíveis responsáveis.

terça-feira, abril 18, 2006

Escola acolhe Tuna Académica

A Tuna Académica da Universidade Independente de Lisboa, actuou no passado dia 24 de Março em várias instituições de ensino e lar de terceira idade no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Estudante,iniciativa prevista no "Mês da Juventude" promovido pela autarquia e associações juvenis da Lourinhã.



A actuação na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Ribamar decorreu no intervalo grande da manhã, entre as 10 e 10.30h. "na Onda" pode constatar o entusiasmo que contagiou alguns dos alunos da nossa escola, mas sobretudo as funcionárias que naquela altura trabalhavam na zona da actuação. A D. Rosa e a D. Arménia deixaram mesmo escapar:"... é isto que nos faz sentir mais novas...".

segunda-feira, abril 17, 2006

Francisco Adam


Dezembro de 2005

As nossas Ondas conversaram com o seu ídolo e registaram algumas das palavras de Francisco Adam (Dino), sobre o que é o trabalho de actor:
"Trabalham-se muitas horas seguidas sob condições que muitas vezes as pessoas não têm noção.[...]Faz parte do nosso trabalho estarmos a gravar ao frio [...] e parecer que está tudo muito feliz e cheio de calor, mas apesar de tudo... eu gosto." - Referiu na altura Francisco Adam.

Abril de 2006

Francisco Adam, jovem actor de 22 anos, perde a vida num violento acidente de viação. "na Onda" agradece ao Francisco, os momentos de alegria que proporcionou aos nossos alunos e faz voz dos nossos miúdos: ATÉ SEMPRE FRANCISCO!

quinta-feira, abril 13, 2006

Blogue da semana 10 a 16 de Abril


Blogojornal "na Onda" distinguido como Blogue da Semana, pelo Centro de Competência da Escola Superior de Educação de Setúbal.

Foi com muito agrado que o "na Onda" tomou conhecimento do destaque dado ao seu Blogojornal pelo Centro de Competência da E. S. E. de Setúbal. Como não podia deixar de ser, "na Onda" deixa aqui uma palavra de agradecimento aos alunos do Agrupamento - a razão de ser deste projecto - e a todos os que têm contribuido para que o nosso jornal seja verdadeiramente o espelho da ESCOLA que queremos continuar a construir.

terça-feira, abril 04, 2006

"na Onda" errou!...

Na edição de papel do nº 12 do "na Onda", na página 11, no título, onde se lê: "As Ondas Enrevistaram... LIBÉRIO RIBEIRO" deveria lêr-se : "As Ondas Entrevistaram... LIBÉRIO RIBEIRO".
Pelo facto, "na Onda" pede aos seus leitores as mais sinceras desculpas.

na_Onda