quinta-feira, janeiro 10, 2008

Concurso “Desenha o mundo de Todd”


-menina do Jardim de Infância do Vimeiro recebe prémio em Lisboa-


No dia 21 de Outubro de manhã , na FNAC do Colombo, a editora Gailivro organizou uma cerimónia de entrega de prémios e sessão de autógrafos com o escritor Todd Parr, no âmbito do Concurso de âmbito nacional, (envolvendo pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico) “Desenha o Mundo de Todd”.
O Jardim de Infância do Vimeiro concorreu ao mesmo com trabalhos de dez crianças sobre a conhecida série de desenhos animados e respectivos livros. Eram premiados os 5 melhores trabalhos de cada ciclo de ensino. A menina Inês Rosário de 5 anos, deste Jardim de Infância, conseguiu o 4º prémio do escalão pré-escolar, ganhando vários livros, dvd’s e ainda um boneco do mundo de Todd. O Jardim também foi contemplado com a oferta de quatro livros do autor. O escritor / ilustrador norte americano publica os seus livros desde 1998 contando já com 28 livros editados. A sua obra tenta, numa linguagem simples, passar mensagens de tolerância, direito à diferença, e incentiva a diversidade. Como ele próprio diz:” Divirto-me muito a criar os meus livros e sinto-me orgulhoso por saber que eles podem ajudar crianças a sentirem-se melhor com elas próprias, de uma forma divertida…”
Os seus livros e a série de animação para Televisão bem conhecida das crianças vêm sendo nomeados e premiados com vários galardões desde 2004.Neste ano bem como em 2006 e 2007 foi distinguido com o “Parents Choice Award”; Foi nomeado duas vezes para os Emmys na categoria Programas de Animação para a Infância; Em 2005 o episódio de animação:”Quem é o teu melhor amigo” recebeu o “Humanitas award”…
A qualidade da sua obra também é reconhecida pelo Ministério da Educação que inclui vários dos seus títulos na listagem de livros do Plano Nacional de Leitura “LER +”.
Esta manhã foi mais um momento feliz para o Jardim de Infância do Vimeiro e um acontecimento que Inês não esquecerá, bem como outros meninos participantes que foram a Lisboa para conhecer o Todd, comprar um livro e pedir um autógrafo personalizado ao autor que lhes confidenciou algumas das suas paixões: o seu cão Buly, a cor azul e macarrão com queijo!...

Helena Martinho

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home