quinta-feira, junho 14, 2007

1ª Página do Número 15


Semana da Leitura 2007

No dia 9 de Março de 2007, as turmas do 5ºA e 5ºB encontraram-se na sala 14 com Ana Gonçalves e Ana Simões, escritora e ilustradora do livro lido nas aulas de Língua Portuguesa, Vira a Página.
Ana Gonçalves explicou-nos que gostava muito, mas muito de escrever e Ana Simões, muito de desenhar.
Elas contaram-nos como é que começou a história do livro.
O 5ºB fez algumas perguntas e nós, o 5ºA, também. A primeira pergunta foi: ”Se era muito difícil ilustrar uma capa?” A ilustradora explicou que era difícil porque era necessário fazer vários estudos e depois mostrar à Ana Gonçalves e ao editor. O Hugo Cruz quis saber porque é que quiseram escrever aquele livro. A escritora respondeu que adorava crianças e era um miminho que lhes oferecia.
Houve outras perguntas. Antes de terminar a sessão, a ilustradora mostrou-nos os desenhos originais do livro. Ela utiliza diferentes materiais: recortes de jornal, papel de embrulho, recortes de revista, cartolinas e lápis pastel de óleo.
No final, muitos de nós pedimos um autógrafo. Eu gostei muito e espero que haja mais actividades deste género no 3º período.

Débora do Nascimento Baptista (5ºA)



Leituras - O Diabo dos Números


Roberto, um rapazinho de onze anos, não gosta de Matemática porque não compreende nada nas aulas. Porém, uma noite, começa a sonhar com um diabinho que se dispõe a iniciá-lo na ciência dos números.
Durante doze noites, Roberto vai aprender os segredos e os mistérios dos números, numa divertida e instrutiva viagem ao País das Matemáticas.
Tudo se torna então tão fácil que Roberto quer saber cada vez mais - e com ele o leitor deste romance maravilhoso, que constituiu aquando do seu aparecimento um grande sucesso internacional.

Dia da Árvore


Dia da Árvore

No primeiro dia de Primavera, dia 21 de Março, os alunos da EB1/ JI de Ribamar foram participar na plantação de uma oliveira.
A oliveira é a árvore que nos dá azeitonas.
Estava um dia frio e ventoso e os alunos foram a pé até à Fonte Velha.
Quando chegaram, ouviram o Sr. Presidente da Junta de Freguesia e o Sr. Vereador.
Usou-se uma máquina para plantar a árvore que já era grande. Pôs-se estrume, terra e água.
Houve aplausos! Cantaram-se canções.
O espaço ficou bonito, mas é muito pequeno. Ribamar precisa de mais árvores e de um grande jardim com escorregas e baloiços.
E foi assim que comemorámos o Dia da Árvore.


1.º e 2.º anos JI de Ribamar

Segurança na Escola



No âmbito do Plano de Formação em Segurança contra Incêndio na Escola, realizou-se no passado dia 28 de Fevereiro uma Sessão Prática de Extintores destinada a Professores, Assistentes de Administração Escolar e Auxiliares de Acção Educativa da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Ribamar. Esta iniciativa, promovida pelo Núcleo de Estágio de Matemática em parceria com o Conselho Executivo da Escola, contou com a presença do Eng. José Abrantes, responsável pela formação teórica havida em Novembro passado, em colaboração com os Bombeiros Voluntários da Lourinhã, a quem, desde já, o nosso muito obrigado por toda a disponibilidade e atenção dispensadas. No início dos trabalhos, o formador deu a conhecer aos participantes os objectivos da sessão realçando a importância de todos possuírem algum conhecimento sobre segurança na eventualidade de alguma situação de emergência na Escola. Neste sentido, foram formados quatro grupos de modo a acederem às fases estipuladas: a prática de extintores, a prática de mangueiras, a sala de fumos e, por fim, a prova escrita onde os participantes avaliaram, de forma informal, os seus conhecimentos. Uma nota de agradecimento à A.M.Costa, responsável pela manutenção de todo o material de segurança da Escola, pelo seu patrocínio na prática de extintores. Os participantes aderiram com entusiasmo mostrando interesse pela segurança da nossa Escola.Porque a segurança de nós depende!



O Núcleo de Estágio de Matemática

Ciência Divertida

Em Fevereiro, as turmas dos 3º e 4º anos foram à "Ciência Divertida", no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na Lourinhã. A actividade esteve relacionada com "Os Astros e o Sistema Solar". Foi muito divertido porque, para além de aprendermos coisas novas sobre os astros, também construímos um telescópio, e éramos para fazer uma maqueta com o Sistema Solar, mas não conseguimos acabar a tempo porque tivemos de ir embora. Para além disso, deram-nos um jogo e algum material para nos ajudar no estudo dos astros que, juntamente com alguns apontamentos que tirámos, nos serviram, também, de ajuda para fazermos uma maqueta na escola. Com esferovite, plasticina, palitos e papel celofane, construímos a nossa maqueta do Sistema Solar, com o Sol e os planetas clássicos ou principais - Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno Urano e Neptuno (actualmente Plutão já não é considerado pelos cientistas um planeta clássico; agora é um planeta anão). No fim a nossa maqueta ficou muito bonita; até tirámos uma fotografia que ainda ficou mais bonita. A nossa turma gostou muito desta actividade.
EB1 de Capelas3º e 4º anos


O Jazz Vai à Escola

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Ribamar foi convidada para assistir a uma apresentação dos elementos da Big Band do Oeste, no Auditório Maestro Manuel Maria Baltazar - sede da Associação Musical e Artística Lourinhanense, nos dias 1 e 2 de Fevereiro. Assistimos a um concerto executado pela Big Band e a uma projecção multimédia bastante divertida com as figuras mais emblemáticas deste género musical que mostrou aos alunos uma perspectiva de como os acontecimentos marcantes do século XX influenciaram a criação musical. Neste âmbito, a discriminação racial foi um dos pontos abordados, enquanto factor condicionador da própria história do jazz. O objectivo desta primeira acção inserida neste projecto alargado, "O Jazz vai à Escola", foi explorar o potencial formativo deste género musical, fomentando o contacto dos alunos com o Jazz enquanto forma de arte.
Daniela , Marta e Tânia (8º ano)


O que farias se tivesses encontrado um píncel mágico, que desse vida a tudo o que pintasses?
Eu pintava muitas plantas para não haver inundações. (Ana Rita Azevedo - 3º ano); Eu não pintava carros porque fazem poluição e pintava plantas, rios limpos e pintava o sol.(Henrique Fonseca - 4º ano); Eu pintava só a Natureza, e um pombo que traria a paz para todos.(Tetyana Shkadina - 4º ano); Eu pintava um Mundo sem poluição porque é o que estamos a precisar.(Adriana Ribeiro 4º - ano); Eu pintava comida para os pobrezinhos, roupa para os que estão nus, a pomba da paz para haver paz no mundo e amor para terem todos amor pelo mundo e suas pessoas.(Tatiana Roque 4º ano); Eu pintava muitos alimentos, rios limpos e casas para os pobrezinhos(Celso - 4ºano); Eu pintava uma marca de desporto minha.(Miguel Martins 4ºano); Eu pintava umas chuteiras personalizadas e pintava um mundo novo sem poluição e muitas coisas para as pessoas que agora estão a precisar (Gonçalo Teixeira - 4ºano); Eu pintava um MUNDO sem poluição para VIVERMOS sem ela e pintava um MUNDO com roupas, para os pobrezinhos. (Miguel Ângelo - 4ºano); Se eu tivesse um pincel mágico pintava a Eurodisney. (Mariana Loureiro - 3º ano); Se eu tivesse um pincel mágico eu pintava um Mundo sem poluição (Tatiana Lourenço).

3º e 4º Anos E.B.1 Vimeiro

Carnaval 2007


Os alunos do 2º ciclo estiveram a desfilar na passada sexta-feira, dia 16 de Fevereiro, no bar da Escola de 2º e 3º ciclos de Ribamar. Os alunos foram vestidos de várias maneiras: alguns alunos do 5º A levaram fatos feitos por eles, com materiais reciclados, outros compraram os seus disfarces; os alunos do 5º B desfilaram com fatos de materiais diversificados e os alunos do 6º ano foram mascarados de cabeçudos. No final do desfile, um júri constituído pelos pro-fessores Maria José Faria, Ana Marques e Rui Chamusco ele-geu o melhor disfarce de cada ano. Os vence-dores do tema "Reciclagem" foram: em 1º lu-gar, a Anastá-cia; em 2º lugar, a Maria Beatriz e em 3º lugar, o Leonardo, todos do 5ºA. Do tema "Cabeçudos", em 1º lugar ficou a Lili Caneças, do 6ºA; em 2º lugar, o cabeçudo de cigarro na orelha; em 3º lugar, o Hermínio Figueiredo e em 4º lugar o cabeçudo de nariz vermelho, do 6ºB. Com o tema "Disfarce", em 1º lugar ficou a Eliana; em 2º, a Rita Fonseca e em 3º lugar, a Mariana. Dos alunos do 4º ano, em 1º lugar ficou o Astronauta; em 2º o Anel de Saturno e em 3º lugar o ET. Uma vez mais, não faltou a boa disposição da professora Maria José Faria, que abriu o desfile com um lindo traje de Matrafona.
Filipa, Tânia e Jéssica (7ºC)

2ª Eliminatória das 25ªs OPM



José Vicente, da turma A, do 9º ano, foi o representante do Agrupamento de Escolas de Ribamar na 2ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Matemática, que decorreu no passado dia 17 de Janeiro na Escola Secundária da Lourinhã. Nesta eliminatória, de carácter regional, participaram também alunos da Escola Secundária da Lourinhã e das Escolas Básicas dos 2º e 3º Ciclos Dr. Afonso Rodrigues Pereira e Dr. João das Regras.
Depois de uma prestação meritória na eliminatória anterior, onde alcançou 30 pontos em 40 possíveis, José Vicente reconheceu que esta prova não terá corrido tão bem como a anterior. Saliente-se que desta fase das olimpíadas sairão os participantes na final nacional.

“Na Onda”

Azulejaria



O clube de azulejaria é dirigido pela professora Lucinda Gravito que tem a seu cargo doze alunos do terceiro ciclo. Ali, estuda-se azulejaria antiga e fazem-se reproduções de azulejos tradicionais portugueses. Habitualmente, as actividades práticas deste clube decorrem na sala de Educação Tecnológica (10 T.M.), mas são complementadas com pesquisas bibliográficas e na Internet. Um dos objectivos do clube de azulejaria é cooperar com o Projecto Itenerários do Clube de História Local, coordenado pela professora Maria dos Anjos Luís. Em entrevista à professora Lucinda, ficámos a conhecer as etapas de um azulejo pintado no seu clube. Primeiro pesquisa-se os motivos e faz-se o projecto em papel para ser picotado e passado para o azulejo. Só depois é pintado (à mão) com tintas próprias e, por fim, cozido. E como tudo pode ter uma finalidade, os produtos obtidos serão publicitados e vendidos para angariação de fundos.

Filipa Inácio, Tânia Pereira e Jéssica Francisco (7ºC)
Diogo Valentim (8ºB)