terça-feira, maio 04, 2010

“ÓLEO ALIMENTAR USADO, ECO-VALORIZADO!”


No dia 3 de Dezembro de 2009, realizou-se na escola sede de Ribamar uma acção de sensibilização promovida pelo sector do ambiente da câmara municipal da Lourinhã, com tema “ÓLEO ALIMENTAR USADO, ECO-VALORIZADO!”e com objectivo de alertar os alunos para a necessidade de proteger o Planeta. Nesta acção participaram os alunos dos clubes da ciência e da saúde e todos os delegados e subdelegados de turma, que assistiram a uma apresentação sobre os prejuízos ambientais provocados pelos óleos usados, o tratamento que lhes é dado, as aplicações após o tratamento e a consequente importância de os reciclar. Depois da apresentação, um grupo destes alunos seguiu até ao “óleão” mais próximo da escola para depositar os óleos usados recolhidos anteriormente pela comunidade escolar.

Como podemos defender a Natureza?


Fazer sempre a reciclagem;
Evitar caçar animais, em perigo ou em vias-de-extinção;
Todas as fábricas devem ter filtros nas chaminés, tratando os fumos e gases poluentes que produzem;
Evitar cortar árvores, porque elas dão-nos oxigénio e são a casa de muitos seres vivos, por exemplo: minhocas, pássaros, insectos, alguns mamíferos (esquilos, coelhos, macacos, koalas, preguiças,...), serpentes, aranhas,…
Devemos reutilizar tudo o que conseguirmos;
Sempre que virmos alguém poluir um rio, o mar, ou qualquer outro lugar devemos fazer queixa às autoridades;
Para o nosso bem, devemos respeitar sempre a política dos 3Rs: reutilizar, reduzir e reciclar;
Sempre que vamos fazer um piquenique e precisarmos de assar alguma coisa e não houver churrasqueira, devemos fazer o seguinte: 1 - tirar todas as folhas secas do local, 2-molhar o solo,-3 pôr lenha , acender a fogueira e fazer um circulo á volta com pedras , 4- quando já não precisar mais dela devemos apagá-la com água . Antes de irmos embora devemos deixar o local tal e qual como o encontrámos, ou ainda melhor!
Quando encontramos um animal dentro de casa devemos devolvê-lo à Natureza, porque todos os animais são importantes, até mesmo uma pequena aranha.
Respeite estas indicações, para que o mundo seja melhor!

Alunos do 3º e 4º anos da E.B de Vimeiro

Projecto “ Os Pais vão à Escola”

Este período os pais continuaram com as visitas ao nosso jardim. Desta vez, uma mãe contou uma história de um Urso Polar e a partir daí começámos a investigar a vida dos ursos polares. Vimos filmes e documentários e resolvemos por mãos à obra! Com muitos jornais e espuma fizemos um urso polar bebé a quem chamámos “Palhaço”. Dissemos ainda que os ursos polares:
“… comem peixe. “(Guilherme)
“… eles vivem no Polo Norte.” (Paulo)
“… eles são brancos. “(Rodrigo)
“… eles têm patas.” (Rodolfo)
“… gostam de brincar na neve. “(Rafael)
“… eles estão a morrer por causa de nós deitarmos lixo para o mar.” (Mariana)
“… o gelo está a partir. “(Rafael) “… está a derreter.”
Paulo)
“… os ursos morrem e ficam sem casa” (Guilherme) “… e sem peixe. “(Rodolfo)

Espero que gostem do resultado! Nós gostámos muito!


Jardim de Infância de Toledo

No Parque dos Poetas


Para assinalar o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Floresta, alunos do 6º ano realizaram uma visita de estudo ao Parque dos Poetas. Esta visita decorreu no dia 15 de Março, no âmbito de um trabalho colaborativo entre a disciplina de EVT e a BE/CRE.

Projecto “História de Portugal”

Olá amigos!
Desta vez, dando continuidade ao Projecto fizemos o nosso 1º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
Utilizámos garrafas de plástico, cartão, esfregão de palha de aço, cápsulas de café e outros materiais recicláveis.
Ficámos a saber, que o rei tinha uma espada muito pesada – “…era preciso muitos guerreiros para levantar a espada!” (Guilherme) e “ tinha um castelo em Guimarães onde morava!” (Mariana).
O que acham desta fotografia que tirámos com o Rei?


Também no Carnaval recordámos os guerreiros que ajudaram o rei nas conquistas. Vestimo-nos de guerreiros! Os nossos fatos foram feitos com “pára - sol” e espuma. Levámos espadas e escudos de cartão e no fim ficámos uns autênticos guerreiros!
O resultado está à vista!


Jardim de Infância de Toledo

Já saiu o nº 24. Atrasado, mas saiu...




A Bandeira Portuguesa


Quando surgiu a actual bandeira de Portugal:
A actual Bandeira Portuguesa substituiu a Bandeira da Monarquia Constitucional, que após a instauração do Regime Republicano, através de um decreto da Assembleia Constituinte, datado de 19 de Junho de 1911.
Como é a Bandeira de Portuguesa:
A Bandeira Portuguesa é composta por duas cores fundamentais: o verde-escuro, que fica no lado esquerdo, e o encarnado, que se situa no lado direito da bandeira. Ao centro, sobre a união das duas cores, tem o Escudo das Armas Nacionais e a Esfera Armilar Manuelina, em amarelo e com contornos a negro.

O que significam as cores da Bandeira Nacional:
Verde-escuro: O verde-escuro é a cor da esperança e foi escolhida para consagrar a Revolta de 31 de Janeiro de 1891, a cor que deu vitória aos portugueses.
Vermelho: O vermelho é a cor da força, do calor, da virilidade, da coragem e da alegria. Também faz lembrar o sangue derramado pelos portugueses nas batalhas em que participaram.
Branco: O Branco, ao centro da bandeira, é a cor de singeleza, de harmonia e de paz, e que assinala “o ciclo épico das nossas descobertas marítimas”.

O que significam os símbolos da Bandeira Nacional:
A Esfera Armilar Manuelina:
A Esfera Armilar Manuelina, que já fora adoptada como emblema pessoal de D. Manuel I, consagra a aventura marítima dos Descobrimentos Portugueses.
O Escudo: O Escudo branco com as Quinas representa a bravura, tenacidade, diplomacia e audácia com que foi efectuada a defesa na nacionalidade portuguesa.
As cinco Quinas: As cinco Quinas a azul, que estão no escudo menor, representam as primeiras batalhas na conquista do País (os cinco reis mouros vencidos na Batalha de Ourique por D. Afonso Henriques). Em cada uma das Quintas estão cinco pontos brancos, que representam as chagas de Cristo.
Os sete Castelos: Os sete castelos amarelos, que estão na faixa encarnada que rodeia o escudo maior, representam os castelos tornados aos mouros por D. Afonso III.



Rafael Elísio, 6º A

“Vamos ouvir a Banda”


Os alunos do 3º Ciclo que frequentaram Educação Musical no 1º período, tiveram oportunidade de presenciar uma demonstração musical pouco habitual.
Foi no passado dia 20 de Janeiro, através do professor Luís Ferreira, que alunos da Escola de Música da Banda da Sociedade Filarmónica Olhalvense puderam evidenciar o seu potencial, proporcionando momentos musicais muito interessantes. Dancing Queen, Mamma Mia e Contentores, foram alguns dos temas interpretados pelos executantes da SFO.

O Dragão de Komodo



O Dragão de Komodo mede 3 metros de comprimento e pesa 100 kg. Tem como nome científico Varanus Komodensis. O seu habitat é as áreas secas da Indonésia. A sua alimentação é presas vivas e carcaças. É uma espécie ameaçada pela devastação dos recursos naturais. É considerado “Tesouro Nacional” pela Indonésia. O zoo de Lisboa é o único do mundo a colaborar no programa da conservação deste animal.