sexta-feira, dezembro 12, 2008

Rimas divertidas com a nossa turma


O João Luís é tão engraçado como uma perdiz.
A Carla Santos mete-se em todos os cantos.
O Diogo José, às vezes, traz o cabelo em pé.
O David Martins caiu a andar de patins.
O Tiago adora apanhar rãs no lago.
A Silvana escorregou numa casca de banana.
O João Afonso não come hambúrguer insonso.
O Carlos Carrapiço picou-se num ouriço.
O Rodrigo vai à fazenda semear trigo.
A Neuza Leitão faz caretas quando come limão.
O Diogo Miguel faz lindas rosáceas no papel.
A Cheila Margarida é muito querida.
O Lukas conta piadas bastante malucas.
A Sandra tem uma cadela malandra.
A Cheila Pereira pratica taekwondo na feira.
O Ricardo é veloz como um leopardo.
O André provou a água-pé.
A Dona Lúcia tem muita astúcia.
A Andreia tem sempre uma boa ideia.
A Professora Gabriela gosta de arroz doce com canela.
A Professora Sílvia Sousa traz um casaco de pele de raposa.
A professora Diana foi passear na savana.
A professora Andreia come pão com geleia.
A professora Rute lancha sempre um saboroso iogurte.

3º e 4º anos EB1 de Capelas

Regresso às aulas (Já foi em Setembro)


No passado dia 18 de Setembro, recomeçaram as aulas na Escola Básica de Ribamar, que voltou a ganhar vida. Uns regressaram tristes pelas despedidas do Verão e outros mais satisfeitos pelo reencontro com os seus colegas. Neste novo ano lectivo alguns espaços foram renovados, entre os quais o bar, que tem cadeiras e mesas novas, a fachada da escola e o anfiteatro, que foram pintados, ficando com um aspecto diferente, de cara lavada, ou seja, com cores novas e alegres. Este ano também criaram, aqui na nossa escola, uma sala especializada para meninos com autismo, e uma nova equipa de andebol, no âmbito do Desporto Escolar. Esperamos que os alunos tenham um bom ano lectivo.


João, Michelle, Rafael e Rita

sexta-feira, dezembro 05, 2008

Ler Livros no 1º Ciclo – EB1 Ribamar (1º e 2º Ano)











O Meu Presépio de Natal


A inauguração da exposição "O Meu Presépio de Natal" teve lugar no dia 28 de Novembro, pelas 18h30. Esta, esteve patente na Galeria Municipal até ao dia 8 de Dezembro. A mostra integrou os trabalhos do concurso com o mesmo nome, lançado pelo Município da Lourinhã com o objectivo de promover a celebração da quadra natalícia de uma forma artística. Direccionado a alunos dos 2.º e 3.º Ciclos, o concurso revelou a originalidade dos concorrentes, que apresentaram presépios executados em técnicas tão diversas como rolinhos de papel de revista e papel reciclado. No único escalão em que a Escola de Ribamar concorreu, 1.º Escalão – 2.º Ciclo, através de trabalhos das turma 6º B e 6º C, conquistou o primeiro e segundo prémio respectivamente.

CEF - Da teoria à prática


Os alunos do CEF têm procurado fazer almoços para a comunidade escolar de 15 em 15 dias, com o objectivo de praticarem para estarem preparados para o mercado de trabalho. Os professores e os funcionários têm apreciado muito as refeições, pois a ementa apresenta muita variedade e qualidade. No almoço do dia 22 de Novembro esteve presente o Presidente da Câmara da Lourinhã. Este ano o almoço de convívio de Natal fica a cargo da equipa do CEF, com a realização no dia 19 de Dezembro de 2008.


Tatiana e Filipa

Eco-Escolas


Agrupamento de Escolas de Ribamar galardoado pelo quinto ano consecutivo


No passado dia 26 de Setembro, alguns alunos e professores deslocaram-se à Expo-Torres, em Torres Vedras, para receber a bandeira verde do Projecto Eco-Escolas, pois a nossa escola e a EB1 do Vimeiro foram consideradas umas das mais limpas de Portugal. A respeito desta recepção, recolhemos o testemunho da professora Luísa Chagas, responsável pelo projecto : " Foi muito divertido, passámos por vários ateliers, onde aprendemos a reutilizar vários materiais, a respeitar a Natureza e a utilizar as energias renováveis, como a energia solar. Esta experiência durou o dia inteiro e terminámos num grande pavilhão onde nos foi apresentado um espectáculo de André Sardet e um desfile de cabeçudos, na presença de vários secretários de estado, entre os quais o Secretário de Estado do Ambiente. No final, foram chamados ao palco todos os presenteados com a bandeira verde. Foi um dia magnífico em nome do Ambiente."
Anastasiya e Jéssica

Futebol Feminino - Verdes 1 - Maduras 1


Realizou-se no dia 19 de Julho, no Pavilhão Gimnodesportivo de Ribamar, um encontro de futsal entre equipas constituídas por professoras, funcionárias e encarregadas de educação. O jogo animado por uma assistência entusiasmada, terminou com um empate a uma bola. As verbas angariadas com este evento foram destinadas à renovação da sala de alunos da Escola.

Quadros de Valor e Excelência 2008




No passado dia 14 de Julho de 2008, pelas 17 horas, procedeu-se à entrega dos prémios dos Quadros de Valor e Excelência aos alunos do Agrupamento de Escolas de Ribamar. Esta cerimónia, organizada pelo órgão de sede do Agrupamento, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã e do Presidente da Junta de Freguesia de Ribamar, entre outras individualidades. Relativamente ao Quadro de Excelência, foram premiados os seguintes alunos: 5ºano: 1º - Andrea Costa; 2º - Daniel Fernandes; 3º - Adriana Santos. 6ºano: 1º Lugar - Cláudio Pereira; 2º Lugar - Anastasiya Ilnytska; 3º Lugar - Daniel Anunciação. 7º ano:1º - Rodrigo Fernandes; 2º - Jéssica Cruz. 8º Ano:1º - Jorge Fernandes; 2º - Inês Luz; 3º - Catarina Ferreira. 9ºAno:1º - Rui Ferreira. Curso CEF: Paulo Belchior.



Anastasiya e Jéssica

Vem aí o número 20!...