quinta-feira, abril 17, 2008

A História Local Através da Azulejaria


O Clube de Azulejaria, em parceria com o Clube de História Local, iniciaram um novo projecto. Este consiste na reprodução de azulejos antigos com temas isolados e outros com padrões alusivos aos monumentos históricos desta região. É aqui que entra a parceria com o Clube de História Local, que fornece as imagens, fotografando os azulejos históricos que são posteriormente reproduzidos pelos alunos do Clube de Azulejaria. Neste momento, os alunos deste clube estão em plena actividade e estão gostar muito. Já puderam aprender a técnica do azulejo à maneira antiga para que possamos depois contemplar as obras de arte.
Daniela, Marta e Tânia

O Dia de São Valentim

Os alunos do 6º ano das turmas A e B, bem como os do 8º ano, turmas A e C, participaram na festividade de S. Valentim, na disciplina de Inglês. Procederam à elaboração de cartões alusivos ao tema, construídos em diferentes materiais e revelaram um elevado grau de empenho, ooperação e criatividade, chegando a envolver as famílias.
A exposição/concurso prevista no Plano Anual de Actividades do Departamento, decorreu no primeiro andar da escola, no corredor principal e junto à BE/CRE, por ter sido realizada em parceria. A população escolar visitou a exposição e expressou as suas preferências através do voto.
Foram premiados os seguintes alunos: Cláudia Vieira, 8ºA; Mariana Fernandes, 6ºB; Michelle
Kausch, 6ºB; Inês Ferreira, 6ºA e Filipe Ferreira, 8ºA.

Judite Catarino

As Plantas dos Descobrimentos

De 11 a 15 de Fevereiro decorreu na nossa escola uma Exposição de Plantas dos Descobrimentos, organizada num projecto comum da professora Márcia Costa (Historia) e dos alunos do 5ºC e 8ºC, no âmbito dos conteúdos dos 5º e 8º anos. Durante 5 dias pudemos ver e sentir o aroma de todas as plantas e frutos que no final dos séculos XV e XVI circularam nas principais rotas comerciais marítimas (rota do Cabo, Rotas Triangulares, Rota do Extremo Oriente e Rota de Manila). Algum material utilizado na exposição foi gentilmente cedido pelo Jardim Botânico Tropical do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. Esta exposição foi visitada por todas as turmas da escola, incluindo as do primeiro ciclo. Contou também com a visita de alguns encarregados de educação. No final da exposição, os frutos foram distribuídos por algumas turmas e experimentados pela comunidade escolar.

Tatiana e Diogo